O Problema dos Navios
Um navio parte do Porto A em direção ao Porto B ao meio dia.
No mesmo horário um outro navio parte do Porto B em direção ao Porto A.
Isso vem ocorrendo há vários anos...
Sabendo que para percorrer essa distância cada navio leva 7 dias.
Com quantos navios cada navio cruzará?
Depois de discutirmos as respostas encontradas bem como as estratégias utilizadas nas resoluções apresentei duas formas diferentes para demonstrar a reslução do mesmo problema:
1) Solução Gráfica
2) Solução descritiva
Cada navio cruza com 15 outros navios, durante uma viagem de A a B ou de B a A.
De modo detalhado podemos acompanhar um navio que parte do ponto A:
- Ao partir, o navio cruza com o que está chegando a A, tendo partido a 7 dias de B.
- Doze horas depois este navio cruza com o navio que partiu há 6,5 dias de B.
- O terceiro cruzamento ocorre um dia depois de ter partido com o navio que partiu há 6 dias de B.
Desse modo podemos estabelecer os seguintes pares ordenados:
(A0; B7); (A0,5; B6,5); (A1; B6); (A1,5; B5,5); (A2; B5); (A2,5; B4,5); (A3; B4);
(A3,5; B3,5); (A4; B3); (A4,5; B2,5); (A5; B2); (A5,5; B1,5); (A6; B1);
(A6,5; B0,5) e (A7; B0).
Observe que a soma dos índices é sempre 7.
Considere-se, também, que como os navios partem ou chegam ao meio-dia,
os cruzamentos ocorrem às 12 e às 24 horas de cada um dos sete dias de
viagem.
Após a discussão do problema dos navios, nós discutimos o texto RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (TP1 - página 45) juntamente com a seguinte apresentação sobre o mesmo tema:
Após a apresentação e discussão sobre "Resolução de Problemas" e "Situações Problema", os(as) professores(as) fizeram trios e fizeram a atividade 2 das páginas 62 e 63 do TP1:
Ao final do encontro os(as) professores(as) apresentaram suas soluções de cardápios e fizeram algumas considerações sobre a atividade. Consideraram uma situação problema muito interessante para aplicar com seus(suas) estudantes com algumas adaptações como:
- Apresentar uma tabela mais diversificada.
- apresentar uma tabela com alimentos comuns aos(às) estudantes.
- Não limitar o cardápio com apenas três tipos de alimentos.
- Distribuir a quantidade de ferro em mais de uma refeição.
O mais importante deste encontro foi a conclusão de que a partir de uma situação problema é possível trabalhar vários conceitos matemáticos de forma mais significativa com os(as) estudantes.
Parabéns pelo seu trabalho, em breve nos encontraremos para trocar experiências. Abraços...
ResponderExcluirEi Mouzart,
ResponderExcluirObrigada pelo comentário.
Como está o trabalho aí em Lagoa Dourada?