No inicio desta formação, fizemos a reflexão sobre o vídeo
GOSTAR DE MATEMÁTICA
GOSTAR DE MATEMÁTICA
A partir do vídeo foram tratadas questões como a linguagem matemática, as práticas pedagógicas tradicionais no ensino de matemática e suas consequências.
Em seguida, todos(as) os(as) professores(as) fizeram relatos de como foram as aplicações das atividades e seus estudos individuais dos TP1.
Síntese das considerações realizadas a partir dos relatos nos turnos manhã e tarde:
- A maioria dos(as) professores(as) não conseguiu se organizar ainda para estudar o material do Gestar II - matemática. Deram ênfase aos textos teóricos, mas tiveram dificuldade em encontrar tempo para realizar as atividades.
- A maioria dos(as) professores(as) aplicou as atividades em suas próprias turmas regulares de 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos). Excessões: Turma de reforço escolar, turma da escola integrada e turma de EJA.
- A maioria dos(as) professores(as) optou por aplicar as situações-problemas do TP1. Poucos selecionaram atividades mais comuns (do caderno AAA1).
- A maioria dos(as) estudantes apresenta muita dificuldade em ter autonomia para resolver situações-problema.
- Grande parte dos(as) estudantes apresenta dificuldade em trabalhar em grupos.
- Várias estratégias foram utilizadas para motivar/sensibilizar os(as) estudantes a se envolverem nas atividades como: Vídeos, textos, discussões, promessa de avaliação(visto e nota)...
- Experiências que utilizaram os problemas como introdução de temas matemáticos foram mais bem sucedidas do que aquelas em que as atividades foram utilizadas para consolidar/avaliar os conceitos.
- As situações-problema possibilitaram o trabalho interdisciplinar e de temas transversais.
- Utilização de "estudo dirigido/orientado" para promover gradativamente a autonomia dos(as) estudantes em resolver problemas.
- Houve muita dificuldade por parte dos(as) estudantes em usar as calculadoras para efetuar operações com números decimais.
Após ouvir todos os relatos, fiz algumas observações e houve debate a partir delas.
Todos(as) os(as) professores que aplicaram atividades fizeram uma avaliação muito positiva da experiência e manifestaram a crença na proposta. No entanto, alguns(mas) apresentaram ansiedade pelo fato desta proposta demandar um investimento maior de tempo e assim não conseguirem trabalhar todos os conceitos exigidos nas avaliações sistêmicas. Ponderei que poderíamos discutir melhor tais angústias quando fôssemos tratar de temas como Currículo e Avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário